Vivy Hirama dá voz a canções de Milton, Chico e Tom Jobim em show gratuito em SP
- Cynthia Pavani
- 25 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
Além de trazer uma releitura mais jazzística de músicas consagradas da MPB, a intérprete busca fortalecer a participação das mulheres no meio musical trazendo um "power trio" feminino para o projeto Decantar
Vivy Hirama faz o primeiro show do projeto Decantar em São Paulo, Sala Paschoal Carlos Magno, no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São, com gestão da Amigos da Arte, dia 1º de maio, às 19h. O projeto traz músicas consagradas de Tom Jobim, Milton Nascimento e Chico Buarque com um arranjo inspirado no Jazz. Para a apresentação, a intérprete convidou as musicistas Júlia Toledo (arranjadora e pianista), Ingrid Cavalcante (contrabaixista acústica) e Bruna Cassou (baterista). A entrada é franca.

Crédito: Camila Vec
Com o projeto, Vivy Hirama busca fortalecer a participação das mulheres no meio musical. “A participação feminina ainda é muito desigual no mercado musical. Por isso a ideia de trazer a potência das mulheres nesse projeto, contando com um “power trio” feminino para a formação instrumental”, explica a intérprete.
O nome do projeto vem do latim “decantare”, do ato de declamar, tornar grandioso, exaltar, e é exatamente a proposta do “Decantar”, que é celebrar os feitos dos compositores, não apenas com a releitura das interpretações, mas também com a história e curiosidade de cada canção. “A ideia de imersão faz com que o espectador mergulhe no universo do compositor, proporcionando uma experiência mais profunda e marcante durante o show”, diz Vivy.
As pesquisas das canções e suas histórias foram baseadas em livros bibliográficos, sendo eles “Antônio Carlos Jobim: Uma biografia” de Sergio Cabral, História de canções - Tom Jobim (Wagner Homem e Luiz Roberto Oliveira), Chico Buarque: Tantas palavras (Humberto Wernek), Histórias de Canções – Chico Buarque (Wagner Homem), Milton Nascimento, letras, histórias e canções (Danilo Nuha), Travessia – A vida de Milton Nascimento (Maria Dolores).
O “Decantar - Tom Jobim, Milton Nascimento & Chico Buarque” foi contemplado no edital do PROAC em Projeto Iniciantes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Serviço: Show "DECANTAR - Tom Jobim, Milton Nascimento & Chico Buarque" Quando: 1º de maio, às 19h Duração aproximada: 90 minutos Ingressos: Entrada gratuita Onde: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno Capacidade: 143 lugares + 6 espaços de cadeirantes Classificação: Livre Sobre a Amigos da Arte A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas. Sobre o Teatro Sérgio Cardoso Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança.
Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencia Ficha técnica: Vivy Hirama Quarteto Vivy Hirama - voz e produção artística; Júlia Toledo - piano acústico, arranjos; Ingrid Cavalcanti - contrabaixo acústico; Bruna Cassou – bateria;
Equipe: Produção Geral: Vivy Hirama; Produção Executiva: Camila Szabo; Assistente de Produção Executiva: Camila Vech e Priscila Colantuono; Direção Musical: Peterson Delfino; Cenografia: Tainá Arzani; Designer Gráfico: Tainá Arzani; Assessoria de imprensa: Camila Vech; Fotografia: Camila Vech; Filmagem: Bianca Castilho; Técnico de Som: Humberto Dantas; Técnico de Iluminação: William Zancan. Repertório No repertório encontram-se canções em parcerias de Tom e Vinícius, Tom e Chico, Chico e Edu Lobo, Milton e Ronaldo Bastos, Milton, Márcio Borges e Lô Borges, Milton e Fernando Brant.
A felicidade - Tom Jobim/ Vinícius de Moraes - 1959;
Chovendo na Roseira - Tom Jobim - 1970;
Lígia - Tom Jobim/ Chico Buarque - 1972;
Águas de março - Tom Jobim – 1972;
Choro Bandido - Chico Buarque/ Edu Lobo - 1985;
A história de Lilly Brown - Chico Buarque/ Edu Lobo - 1983;
Valsa Brasileira - Chico Buarque/ Edu Lobo - 1988;
Clube da esquina 2 - Milton Nascimento/Márcio Borges/ Lô Borges -1972;
Caxangá - Milton Nascimento/ Fernando Brandt – 1977;
Ponta de Areia - Milton Nascimento /Fernando Brant - 1975;
Morro velho - Milton Nascimento - 1967
Sobre Vivy Hirama Compositora e intérprete, natural de São Bernardo do Campo, o interesse de Vivy Hirama na música nasceu com a artista e foi ganhando força em suas primeiras incursões no segmento, começando em um coral em São Paulo, em 1998, e logo após participando de diversos trabalhos em Rock Pop, MPB e gravações em música eletrônica. Após um período de recesso, Vivy retomou sua carreira em 2022, com a gravação de gravação de um EP com três faixas e vídeo clipes.
Entre suas influências, estão nomes de cantoras como Elis Regina, Joyce Moreno, Zizi Possi, Marina Lima, Nana Caymmi, Leila Pinheiro, enquanto entre os compositores estão Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Joyce Moreno, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulo Cesar Pinheiro, Beto Guedes, entre outros.
Redes: Instagram: https://www.instagram.com/vivyhirama/ Facebook: https://www.facebook.com/VivyHirama/ Youtube: https://www.youtube.com/VivyHirama TikTok: https://www.tiktok.com/@vivyhirama
Fonte: assessoria
コメント