top of page

Literatura e diversidade, dança, fotografia, cinema, Batalha de Lip Sync

  • Foto do escritor: Cynthia Pavani
    Cynthia Pavani
  • 2 de mai. de 2023
  • 7 min de leitura

Literatura e diversidade, dança, fotografia, cinema, Batalha de Lip Sync estão entre as atrações do mês de maio


Eventos do Pátio Metrô São Bento vão agitar o Centro Histórico da Cidade e são gratuitos


O mês de maio será cheio de atrações no Centro de São Paulo. Vai ter Literatura e diversidade; dança; fotografia; cinema; Batalha de Lip Sync; esportes; Tour Guiado; samba-rock e muito mais. Tudo isso vai acontecer no Pátio Metrô São Bento, centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto. Para a diversão ficar ainda melhor a programação será de graça e voltada para todos os públicos.


Confira abaixo a programação completa:


Tour Guiado: Mulheres na História de São Paulo

Todos os sábados, saída às 11h


O roteiro Mulheres na História de São Paulo está de volta no Pátio Metrô São Bento. O objetivo é mostrar qual foi a atuação das mulheres na formação da cidade de São Paulo, comentando sobre diferentes aspectos como social, educacional, cultural e até mesmo nos esportes!

O passeio destacará figuras que até hoje estão presentes nas construções, monumentos, identidade e memória de São Paulo, como: Bartira, Dona Ana Pimentel, Domitila de Castro Canto e Melo, Yolanda Penteado, Maria Augusta Saraiva e tantas outras mulheres conhecidas e anônimas. Durante a caminhada suas vidas e influências serão abordadas, demonstrando que são notáveis até os dias atuais!


Serviço:

Ponto de encontro: Praça da Colmeia, dentro da Estação São Bento do metrô

Preço: Grátis (sujeito à lotação, retirada de senha 30 minutos antes do início da atividade)

Saídas: todos os sábados de março, abril e maio

Horário: 11 horas, retirada de senhas às 10h30



Aula Aberta de Samba-Rock

Todas as quartas-feiras, das 18h30 às 20h

Todas as quartas-feiras, os professores Jessica Leopoldo e Jefferson Aquino embalam os alunos em aulas abertas de Samba Rock ao ar livre, que acontecem na Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento.

Serviço:

Data: Todas as quartas, as 18h30

Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô

Preço: Contribuição consciente no chapéu


PÁTIO CULTURAL COM SESC FLORÊNCIO DE ABREU


Intervenção - Literatura e Diversidade: Helena Black em Cidade Despejo

Dias 5 e 12/5, das 16h30 às 17h30

Com Helena Black, drag queen do ator Paulo Reis


Helena Black em Cidade Despejo cria uma relação de afeto com os escritos de Carolina Maria de Jesus e reflete: "Qual é o valor dos seus processos nos dias de hoje?" Junto com alguns questionamentos, o ator criador da drag queen também se coloca em (re)criação sobre o ser e estar nessa grande cidade chamada São Paulo.

Nesse ato performático, o ator pede uma licença poética para as mulheres e, através de sua Drag Queen, dialoga, pulsa e recria poeticamente os escritos do livro Quarto de Despejo, com um olhar atento e atual para essa grande metrópole de concreto que pulsa movimento e caminhos para os passantes da cidade.

Com Helena Black, drag queen do ator Paulo Reis

Paulo Reis, antes de ser ator foi operador de Telemarketing e durante 7 (sete) anos do seu período de formação acadêmica trabalhou como produtor de teatro, no centro de São Paulo. Essa vivência o tornou atento a essa grande metrópole possibilitando encontros com os mais diversos tipos de pessoas e personagens que o inspiram até hoje. Nestes processos da vida do ator e junto com a construção de sua Drag Queen, Paulo quer comemorar os seus 13 (treze) anos de "Arte Drag" com o acolhimento de si e os questionamentos e revoltas encontrados nas narrativas de Carolina Maria de Jesus.


Ficha técnica

Drag Queen: Helena Black

Produção Artística e Geral: Paulo Reis

Produção Executiva e Financeira: Monica Soares

Direção: Vera Lamy


Serviço:

Realização: Sesc Florêncio e Pátio Metrô São Bento

Data: 5 e 12/5 (sextas feiras), das 16h30 às 17h30

Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô

Valor: gratuito



Dança: Mandinga do Futuro

10/5, da 13h30 às 14h30

Com Capoeira Para Todes, coletivo artístico multidisciplinar


Performance do Coletivo Capoeira para Todes que envolve música, dança, jogo e identidade.Formado em Campinas durante a pandemia, o coletivo surgiu de um movimento espontâneo de ocupação do espaço público com encontro de capoeiristas que evoluiu, agregou multiartista e criou um diálogo entre a dança (vogue) e capoeira.A missão desse movimento sempre foi promover acessibilidade e diversidade e dar voz as minorias (pessoas pretas, trans/travestis e LGBQIA+ e de vulnerabilidade social) por meio da Capoeira (movimentação afro-brasileira de Resistência Física e de expressão Artística), do Vogue Femme (dança criada por mulheres trans e travestis nos EUA), da musicalidade e outras diversas manifestações artísticas.


Serviço:

Realização: Sesc Florêncio e Pátio Metrô São Bento

Data: 10/5 (quarta feira), da 13h30 às 14h30

Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô

Valor: gratuito



Oficina: Câmera caixote, fotografia lambe-lambe

17/5, de 13h30 a 16h30

Com Maurício Sapata, fotógrafo e educador


A fotografia lambe-lambe ficou muito conhecida no início do século XX no Brasil por se tratar de um processo "instantâneo" de fotografia. Isto se deu pelo fato destes fotógrafos utilizarem uma câmera do tipo caixote, que além de realizar a captura da imagem, funcionava como uma espécie de mini laboratório fotográfico com químicos e papéis acondicionados em seu interior. Deste modo, era possível fazer a revelação das fotos dos clientes dentro da própria câmera, sem que eles tivessem que esperar pelos estúdios fotográficos da época. O resultado final era entregue ao cliente após alguns minutos.

A oficina é aberta ao público em geral. Os participantes tem a oportunidade de entender como funciona uma câmera lambe-lambe por meio de demonstrações práticas. Eles acompanham desde a formação da imagem que acontece dentro da câmera até o processo final com a revelação química dos retratos.


Nascido na cidade de São Paulo, Maurício Sapata segue carreira como fotógrafo desde 2012. Utiliza a fotografia pinhole como ferramenta em projetos autorais e educativos, visando um aprimoramento do olhar ao cotidiano, que passa pela construção e a utilização de câmeras fotográficas artesanais construídas pelos próprios participantes. Realiza pesquisas e ministra oficinas em processos históricos fotográficos em diversas instituições. Também atua na preservação e no resgate cultural de práticas e saberes relacionados a fotografia analógica, como a Colorização Manual de Fotografias PB. É integrante da equipe de educadores do Cidade Invertida, projeto itinerante que está presente em diversas ONGS e instituições culturais. Em 2014 começou um projeto de construção e uso de uma câmera lambe-lambe intitulado de "Câmera Caixote", atuando como instrumento educativo e propagador da história e do resgate da técnica.


Serviço:

Realização: Sesc Florêncio e Pátio Metrô São Bento

Data: 17/5 (quarta feira), da 13h30 às 16h30

Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô

Valor: gratuito


Cinema: O armário não é o nosso lugar

23/5, das 16h30 às 18h15


Há um período que marca a vida de grande parte daqueles que integram a comunidade LGBTQIA+: a "saída do armário". Com o objetivo de reunir diversas histórias de pessoas que passaram por este momento, o documentário longa-metragem "O Armário Não É o Nosso Lugar" busca explorar e entender como se dá este processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero.

A obra apresenta uma diversidade de "armários", cada um com sua própria história. Estas são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binárie de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.

Ao aliar entrevistas à performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que nos aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+ ajudam pessoas que passam pelo processo de "saída do armário" e faz o público em geral conhecer (ao menos uma parte) desse processo.


Com Adriano Nunes, Anna Souza, Filipa Brunelli, Katia, Ingrid Anjos, Júlia Paterniani (JuPat), Julian Santos, Sandra e Wendy Moretti


Ficha Técnica

Direção: Alexsandro Stenico

Roteiro: Sillas Carlos

Produção: Ana Carolina Dall Piaggi e Rubens Júnior

Direção de fotografia: Carol Maris

Direção de arte: Bárbara Meireles

Som direto: Gustavo Monteiro

Edição: Carol Maris

Sonorização: Carol Maris

Colorização: Vitoria Rod

Designer: Fernanda Cavenaghi

Animação: Thaís Bruschi

Finalização: Letícia Cruz


Serviço:

Realização: Sesc Florêncio e Pátio Metrô São Bento

Data: 23/5 (terça feira), das 16h30 às 18h15

Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô

Valor: gratuito


Performance: Batalha de Lip Sync

24/5, de 13h30 às 15h

Com Bixa Pare, coletivo artístico


A ideia da batalha é difundir o Lip Sync além da pluralidade das artes e culturas Drag Queens junto ao público. A proposta para essa ação é que as queens do coletivo convidam outras queens a participar da performance de forma descontraída e com uma grande importância de visibilizar esse tipo de performance, compartilhando a potência de um legado da cultura e gerações de queens. O público será o grande jurado. Importante ressaltar que essa batalha proposta pelo coletivo não tem fins de competição, concurso ou algo do gênero e sim o fortalecimento da pluralidade de artistas que tem o lip sync (sincronia labial ou dublagem) na sua expressividade profissional. Por isso, a proposta de uma batalha-show, com participação do público e a possibilidade de participação de outras queens presentes no dia.

A batalha de Lip Sync - Bixa Pare teve sua primeira edição no Sesc Itaquera no dia 18 de maio de 2019, com apresentação de Melissa Babalu (Drag), Dj Luana Hansen, Show de Alexa Twister e nas batalhas as Drags, Treva, Tina di Castro, Dora Escher e Ginger Moon. E sua segunda edição foi de forma remota em 25 de junho de 2020, com transmissão ao vivo no youtube e facebook do coletivo, contando com a apresentação de Melissa Babalu e performances de Tina di Castro (Drag), Lady Bob (Drag), Mustasha (Drag) e Sijeh e Dj Fabilo Lopes.


Ficha Técnica

Realização: Coletivo Bixa Pare

Apresentação: Drag Queen Melissa Babalu

Drag Queens Batalha: Tina di Castro, Treva e convidadas

Produção: Diego Castro

Concepção: Coletivo Bixa Pare - Diego Castro, Fabio Lopes e Luan Afonso

Duração: 80 minutos.


Serviço:

Realização: Sesc Florêncio e Pátio Metrô São Bento

Data: 24/5 (quarta feira), 13h30 às 15h

Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô

Valor: gratuito


Esporte e atividade física: Dia do Desafio – Maratona de Samba Rock

31/5, em três horários: das 6h30 às 8h; das 12h30 às 14h; e das 18h30 às 20h.


Com Jéssica Leopoldo e Jefferson Aquino e Apresentação de Theresa Dalme e banda


Com a condução de Theresa Dalme e banda, os professores Jéssica Leopoldo e Jefferson Aquino vão ensinar ao público participante os primeiros passos do Samba Rock. Após a aula haverá uma apresentação musical para o público por em prática o aprendizado e contará com a participação dos dançarinos do Bombelêl.


Serviço:

Realização: Sesc Florêncio e Pátio Metrô São Bento

Data: 31/5 (quarta feira), das 6h30 às 8h; das 12h30 às 14h; e das 18h30 às 20h.

Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô

Valor: gratuito


Encontro de Hip Hop


Muitos não sabem, mas o Pátio da São Bento é o berço do Hip Hop paulistano. E essa história segue viva nos encontros mensais que continuam acontecendo na Praça da Colmeia.

Serviço:

Data: 27/05 das 13h às 19h

Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô

Preço: Grátis


Foto/divulgação

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page